iReports não funciona com Java 1.8

A última versão estável do iReports, não é compatível com a JDK 1.8. Se você tiver o JAVA_HOME de sua máquina apontando para a JDK 1.8, vai perceber que o programa iReports não inicia mais.
Abre a tela inicial de carregamento inicial, mas não vai além disso. O programa iReports 5.6 não é compatível com a JDK 1.8.

iReport

Uma forma de se resolver isso, é utilizar a versão do Java 1.7. Não é necessário utilizar o JDK 1.7, somente o JRE 1.7 resolve.
Pode-se fazer uma download do JRE no formato tar.gz, dependendo do seu sistema operacional se for de 32 bits, utilizar o arquivo jre-7u80-windows-i586.tar.gz, se for 64 bits, utilizar o arquivo jre-7u80-windows-x64.tar.gz. Depois de feito o download e descompactado o conteúdo do arquivo, deve-se renomear a subpasta do jre-7u80 de jre1.7.0_80 para jre somente, o iReports vai entender que é a pasta jre dento do jdk.
Depois de feito isso, tem de se alterar o arquivo ireport.conf que fica localizado na pasta de instalação do iReports, na subpasta “etc”.
Abaixo segue a configuração inicial padrão do arquivo ireport.conf:

iReport_Conf

Deve-se alterar na linha 11, o conteúdo da variável “jdkhome”, exibida na imagem acima para fazer referência para o JRE do seu JDK 1.7.
No meu caso o caminho é esse C:\users\seu_usuario\softwares\Java\ jre-7u80

iReport_Conf

Após feita a alteração no arquivo basta salvar e executar normalmente o iReports.

iReport

Ou ainda pode-se salvar a JRE dentro do diretório do iReports, e o novo caminho para a JRE é o seguinte: C:\users\seu_usuario\softwares\iReports\Java\ jre-7u80

iReport_Conf

Após feita a alteração no arquivo basta salvar e executar normalmente o iReports.

iReport

Esta entrada foi publicada em Java SE. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.