Versões Linux atuais

Hoje as distribuições de linux estão muito mais fáceis de se utilizar por usuários domésticos, o Ubuntu é a prova disso, sendo a mais conhecida, existe também o Fedora e o OpenMandriva.

O Slackware que é uma das mais antigas e conceituadas distribuições Linux, que já foi muito bem recomendado para ambientes empresariais, tanto como servidor como estação para desenvolvedores, é péssimo para usuários domésticos, por ser mais rústico, e mesmo atualmente para ambientes empresariais, ele possui uma equipe pequena que dá suporte a ele. As versões pagas Suse e RedHat, são superiores a ele, por serem versões pagas, e o suporte é muito bom.
As versões Open Source OpenMandriva e Debian, são melhores que ele, por terem uma equipe de suporte e de desenvolvimento de pessoas do mundo inteiro dando manutenção nelas, e são mais fáceis de usar, o Slackware, ficou ultrapassado e obsoleto, por se utilizar de um padrão proprietário de compactação, tem poucas pessoas que dão manutenção nele, podendo inclusive ser descontinuado, o que não vai fazer falta nos dias de hoje.
Uma distribuição equivalente ao Slackware é o Gentoo, que é Open Source, que é mais rústico, semelhante ao Slackware, não possui instaladores, não recomendado para usuários domésticos ou iniciantes, ele também é recomendado para o ambiente empresarial, como servidor, é bem estável, a diferença, é que ele tem muitos desenvolvedores que dão manutenção nele, tornando-o mais estável e mais provável ter futuras atualizações, de uma forma mais constante.

A distribuição Mandriva versão paga não existe mais, a empresa fechou, não existe mais. Mas existe ainda a distribuição Open Source, o OpenMandriva.
Existe uma versão server do Ubuntu, mas ela não é tão estável como a de seus concorrentes.

Existe também uma outra distribuição que é o Arch Linux, ele é Open Source, e possui uma comunidade de desenvolvedores bem grande pelo mundo inteiro. Seu desenvolvimento foi focado na simplicidade, diferente do Ubuntu e Fedora, ele possui um instalador de pacotes com um sistema diferente de repositório dos demais. Ao invés de usar o apt-get ou yum, utiliza o pacman.
O Arch Linux utiliza o modelo de lançamento progressivo, assim como o Gentoo. Dessa forma, os usuários podem ter acesso às últimas versões de softwares estáveis para o sistema. Enquanto um usuário do Arch Linux tem acesso imediato a última versão da interface do Gnome, um usuário do Ubuntu precisa esperar que a empresa Canonical, libere na próxima versão do sistema operacional, essa atualização. Esse tipo de modelo permite que os usuários tenham sempre um sistema atualizado. Ao invés de estimular os usuários a mudarem de versões, as ISO’s que são atualizadas regularmente são apenas snapshots com pacotes mais recentes. Não há diferença entre uma distribuição instalada com a versão 10 e a versão 15, se ambas estiverem atualizados através do gerenciador de pacotes pacman.

Existe também uma outra distribuição que é o CentOS, que é uma versão gratuita do Red Hat Enterprise Linux, porém ele se mostra cada vez mais estável para o uso em servidores.
De início é importante entender que o CentOS foi feito a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux, portanto, ele ele é bem similar.
Se for feito uma análise mais detalhada, o CentOS é uma cópia Red Hat Enteriprise Linux. Se calculássemos uma prazo de atualização do CentoOS em comparação ao RedHat, poderíamos afirmar que quando é lançada uma versão do RedHat, a equipe do CentOS o atualiza alguns dias depois.

Toda distribuição Linux é boa, é questão de gosto. Mas o que se deve levar em consideração é que seja OpenSource e possua uma comunidade grande de desenvolvedores.

A distribuição Slackware é Open Source.
A distribuição Gentoo é Open Source.
A distribuição Suse possui a versão paga e a versão Open Source o OpenSuse.
A distribuição Redhat existe a versão paga e a versão Open Source o Fedora.
A distribuição Ubuntu é Open Source, tanto a Desktop quanto a Server, mas existe suporte pago.
A distribuição ArchLinux é Open Source.
A distribuição CentOS é Open Source.

Links para downloads das distribuições Linux:
Gentoo – www.gentoo.org
Ubuntu – www.ubuntu-br.org
Redhat – www.redhat.com
Fedora – getfedora.org
Suse – www.suse.com
OpenSuse – pt.opensuse.org
OpenMandriva – www.openmandriva.org
Slackware – www.slackware.com
ArchLinux – www.archlinux.org
CentOS – www.centos.org

Esta entrada foi publicada em Sistemas Operacionais. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.