Comparativo Delphi.net x C#.net

A ferramenta de desenvolvimento da Microsoft é melhor, mas tem muitos bug’s.
Um muito comum é quando da conexão direta com banco de dados, sem ser como serviço, pode ser Access, Firebird, Sql Compact, ele não encontra o diretório relativo, salva em cache e não grava no banco de dados, isso ocorre no path da conexão oledb, se colocar o caminho físico funciona sem problemas.
Isso não faz diferença pois existem outras formas de se passar o parâmetro para fazer a conexão e contornar o problema.
A portabilidade do código .Net para Linux através do Mono, uma plataforma .Net para Linux, até a versão 3.5 do .Net, tem o MonoDevelop, um similar do Visual Studio, ele é bom, mas o Visual Studio é muito melhor, essa plataforma mono permite a execução de aplicativos .Net sem ter de alterar os fontes, é só recompilar funciona Asp.net, Vb.net e C#, faltam muitos recursos, mas se o desenvolvedor criar uma tabela com os objetos que são compatíveis nos dois ambientes, poderá comercializar suas aplicações para as duas plataformas, Windows e Linux. A questão é o Delphi oferecia o Kylix para Linux, na mesma situação, se compilava uma versão no Windows, e uma no Linux, quem trabalhou com ele, se lembra, só que o Kylix foi descontinuado pela Borland, existe um projeto open source chamado Lazarus, que é a continuação do Kylix. Assim como o projeto de banco de dados open source Firebird, é a continuação do Interbase da Borland. Resumindo os desenvolvedores Delphi foram abandonados, em portabilidade de plataforma, pela Borland, e depois pela Embarcadero que comprou as ferramentas de desenvolvimento da Borland.
E na sua maioria migraram para .Net.

Para testar, acessar o site do Mono:
- Mono, segue o link:
Mono
- MonoDevelop, segue o link:
MonoDevelop

Existia um projeto open source brasileiro de software de gestão comercial, feito em Python, que é o Stoq – https://github.com/stoq/stoq, que é um software brasileiro. E tem também um projeto open source francês, o ERP5 – https://www.erp5.com.
O por que de todas as outras linguagens de programação para Linux estarem meio freadas, exceto o Java, por que o Mono está sendo muito difundido. Os desenvolvedores de .Net muitos também programam para Java e vice-versa, o que está ocorrendo é que muitos desenvolvedores Php, Python, e os restantes Delphi estão migrando para .Net, por causa do Mono.
O que acho que a Microsoft deveria fazer, aproveitar que tem uma participação da Novell e lançar uma versão .Net para o Linux Suse da Novell. Bem como as versões express do Visual Studio.

Há uns anos atrás muitas pessoas, inclusive eu, queríamos que a Microsoft lançasse uma versão do Sql Server para Linux, e ela fez isso, em 2.016. Ela lançou uma versão do Sql Server para Linux, e essa versão funciona até melhor no Linux, mais não tem os mesmos recursos que tem na versão Windows. Por exemplo, o recurso XA Transaction, somente foi implementado a partir de 2.019. Segue o link para download: https://learn.microsoft.com/en-us/sql/linux/sql-server-linux-setup?view=sql-server-ver16

Existe um projeto open source chamado OpenSuse, segue link OpenSuse, que é uma versão gratuita do Linux Suse.

Esta entrada foi publicada em Linguagens de Programação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.