ASP (Active Server Pages)

O ASP (Active Server Pages) da Microsoft, também conhecido como ASP hoje em dia, foi criado no final dos anos 90, é uma linguagem para processamento de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web. Exemplos de linguagens aceitas são: VBScript, JScript.

Ele funciona nativamente em Windows Server, através do servidor HTTP da Microsoft chamado de IIS (Internet Information Service), ou no antigo PWS (Personal Web Server) em ambientes com Windows 98, praticamente extintos. Usava componentes nativos do Windows customizados DLL’S, que rodavam no MTS – Microsoft Transaction Server, ou no COM + – Component Object Model, ambas as tecnologias já foram descontinuadas.
Além disso ele pode funcionar em outras plataformas, como Linux no servidor Apache usando um módulo de adaptação.

Existe um versão OpenSource em Apache-Asp, só que ela não é bem exatamente VbScript, ela é um misto de VbScript/PerlScript, uma mistura das duas linguagens, para quem quer continuar a usar o antigo ASP, as páginas *.asp, fora do ambiente Windows no Linux.

O novo Asp.Net para rodar no servidor Apache no Linux ele usa Mod_mono, do projeto Mono, o Mod_mono. Para saber mais da plataforma Mono Mono Project.

Esta entrada foi publicada em Linguagens de Programação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.